domingo, 11 de janeiro de 2009

LNCC, primeiras impressões...


Olá Colegas do mundo SL,

Vi que o blog estava muito parado e resolvi postar algum "conteúdo inútil"...

Hoje é domingo e estou no laboratório 04 do Laboratório Nacional de Computação Cientifica - LNCC, assim que entrei no laboratório comecei a me sentir em casa, no quadro está escrito:


LOGIN LOCAL
APENAS LINUX (está realmente em vermelho)
USUÁRIO: USER01
SENHA: USER01

As maquinas do laboratório são bem legais, processadores Dual Core, 2 GB de RAM, a placa de vídeo é uma ATI, o teclado não é tão bom pois tem a tecla Fn no local habitual do backspace, resumindo, o laboratório é uma beleza.

A distribuição é OpenSUSE, utilizando um kde "muito" eficiente, cliquei 5 vezes para abrir o editor de texto que estou escrevendo agora. Porém a distribuição não é um problema, quando se conhece uma mainstream os detalhes não fazem muita diferença e o Shell resolve a maioria dos problemas.

Nesse momento um candidato ao mestrado está ensinando um candidato ao doutorado a usar o Shell, é confortante pensar que nós não teremos problemas com questões simples como essa. O Software Livre pode não ser visto como ciência, também não pode deixar de ser visto como ferramenta eficiente e eficaz para o desenvolvimento cientifico.

Estou em um albergue com o pessoal que está fazendo o curso de nivelamento para o mestrado e doutorado, o valor é bastante salgado, portanto quem quiser vir pra cá é bom reservar uma boa grana além de tentar a bolsa com a qual fui agraciado.

Sobre o Software Livre em 2009 gostaria de citar um parágrafo proferido por um representante da IBM em seu Blog:
"Como testemunhas convoco alguns analistas de indústria, como o Gartner que afirma: “By 2010, global 2000 IT organizations will use open-source products in 80% of infrastructure-focused software investments and 25% of business software investments. By 2010, 90% of global 2000 organizations will have formal open-source acquisition and management strategies”. E vai mais além : “By 2010, software companies that do not incorporate open source software (in some manner) into offered solutions, risk becoming uncompetitive because of the expense associated with in-house engineering. An open source software strategy could include community participation, licenses allowing freely available copying and distribution, subscription support, and commercial open source software”. O Gartner também afirma que em 2011 “open source software’s impact on enterprise application software will grow to US$ 17 billion, with a five-year compound annual growth rate of 43%”."

Leia o Post completo em:
http://www.ibm.com/developerworks/blogs/page/ctaurion?entry=software_livre_na_aeron%C3%A1utica.

Bom fim de férias e até fevereiro...

Notícias Linux

Dicas-L: Dicas técnicas de Linux e Software Livre

BR-Linux.org

Slashdot

Under-Linux.Org