Aê galera!
Ultimamente o grupo está meio parado, como todos sabem. Encontramos dificuldades na hora de reservar o laboratório e o projetor, nada assustador, faltam horários disponíveis e coisas do tipo.
O próximo encontro, se Deus quiser, acontecerá hoje, no período da noite. Mas ainda não tenho confirmação.
Quero convidar todo mundo que está interessado no grupo a comparecer, acho interessante debater um pouco mais sobre o funcionamento do grupo.
Colocar ele pra funcionar de verdade.
E esse funcionamento depende muito da comunidade.
Na verdade essa é a motivação para formar o grupo desde o começo, criar uma comunidade de software livre aqui na UFT, comunidade essa onde as pessoas usem software livre sem medo e preconceitos. Usar software livre porque tem qualidade, porque é bom.
Em nossa vida acadêmica nós passamos por dificuldades diárias. Seja ela uma questão aparentemente sem solução da lista de exercícios, seja um programa que não roda nem a pau. Mas quase sempre conseguimos passar por elas, e na maioria dos casos ajudados por pessoas que mal conhecemos. Pessoas que escrevem blogs, participam de fóruns, respondem listas de discussão, postam seus trabalhos acadêmicos na internet...
É nessa maneira de interagir com a rede, que está a essência da web 2.0. O ato de ajudar ao próximo evoluiu de um simples e piegas ditado popular para o mundo virtual no qual estamos inseridos. E boa parte dessa dinâmica nasceu com o software livre.
Então não vamos perder tempo! Usar software livre, discutir. Seja ele um simples navegador ou um sistema operacional completo.
Comentar as dúvidas e as descobertas é a melhor forma de inserir o Tocantins e a UFT nesse cenário já tão grande e que tem tanto ainda a crescer.
Espero ver todo mundo lá no grupo do google, participando, comentando coisas que descobriram no cotidiano e tirando suas dúvidas. Acho que faltam ainda alguns canais de comunicação aqui na UFT e no curso de computação(tipo um wiki ou algo parecido, boa sugestão pro CA), mas por enquanto é com o que podemos contar.
Saudações Livres!
Vinicius Prado - Conselheiro - vinicius.prado@uft.edu.br | vpfmoo@gmail.com |
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Notícias Linux
- FLISOL 2013 no Rio de Janeiro - 3/20/2013 -
- Evento Nacional de PostgreSQL - Seja um Palestrante - 3/14/2013 -
- GNU/Linux juntaDados 4.04r3 - 3/14/2013 -
Dicas-L: Dicas técnicas de Linux e Software Livre
- O comando join - Invalid Date -
- Como formatar um dispositivo USB a partir da linha de comando - Invalid Date -
- Iniciativa Brasil.IO precisa de voluntários - Invalid Date -
BR-Linux.org
Slashdot
Under-Linux.Org
Error loading feed.
2 comentários:
Mas se você vai hoje anoite para a reunião ....
Como poderei te ligar ... ??
ahuahuahaua Vamos ver ... mas eu te liiiigo ... e boa sorte aeh!!
xerooo Vinícus!!!
:)
Concordo, estamos realmente meio parados, ao menos eu confesso a minha parte da culpa.
Mas a adesão ao software livre vem crescendo cotidianamente, e não apenas no grupo ou no curso de C.Comp, mas na sociedade em si, como todos sabem.
A qualidade do SL é nítida, mas o problema é o medo, a falta de informação e também o costume da sociedade de se conformar em usar programas mais difundidos e/ou programas que lhes são mostrados num primeiro momento, quem nunca ouviu que o Linux é complicado de mexer, que o visual é inferior? Algum de nós, a primeira vez que fez um curso de informática usou Linux ao invés de Windows?
Como qualquer coisa desconhecida, grande parte das pessoas têm um pré-conceito, mas que pode e é derrubado com a informação.Principalmente porque que dá esse curso podem ser pessoas capacitadas, mas na sua grande maioria não possuem(ou não possuíam no tempo em que nos ensinavam) conhecimento dos SL, e mesmo que tivessem conhecimento e prática em SL, a sociedade em si ainda é presa a sistemas privados.
O Brasil em si foi informatizado por sistemas proprietários, e agora que a sociedade está criando consciência aos poucos da existência do SL, reconhecendo sua qualidade e suas vantagens.
Ainda estamos longe de outras partes do globo, como a França, reconhecida por defender veementemente o SL, mas gradativamente estamos caminhando nesta direção.
Postar um comentário