sábado, 22 de novembro de 2008

GUSoLUFT 2008-2


Saudações.

Este é meu primeiro post no blog e antes de qualquer coisa gostaria de agradecer aos colegas que participam e fazem o GUSoLUFT acontecer.

Não posso deixar de lembrar de uma frase muito interessante que acabei ouvindo por acaso no labin-09, "(...)Não me interesso em discutir se o Software é Livre ou não, o que me interessa é que o software se adapte as minhas necessidades(...)", analisando o ser que proferiu tal afirmação e os softwares que ele utiliza acabo por me sentir triste pelo fato de que um aluno do curso do qual eu faço parte não conhece as características do Software Livre (flexibilidade e adaptabilidade infinitamente superiores aos SPs), por outro lado também me sinto feliz em saber que esse ser não faz parte do GUSoLUFT, amigos estamos um passo a frente.

Grupo de estudos linux, no começo pensávamos que se conseguíssemos salvar uma pessoa já estaria de bom tamanho, Fabiano e Vinicius espero que vocês se lembrem disso; Agora percebo que fizemos muito mais que salvar uma pessoa. Os professores já falam sobre linux. As aulas de Introdução a Programação estão sendo lecionadas no Debian que nós instalamos. Tenho a audácia de dizer que nossa participação na semana acadêmica do curso foi um sucesso tendo inclusive que ser interrompida após extrapolar o horário em mais de 1 hora e meia. O Vinícius e eu representamos o GUSoLUFT e o Curso de Ciência da Computação na Semana Nacional de Ciência e Tecnologia falando sobre a relação entre Software Livre e Ciência. Fizemos muito amigos e vamos fazer muito mais.

O Grupo de estudos python é apenas uma pequena "Sequoiadendron giganteum" em meio ao nosso cerrado e posso dizer que já é digno de admiração e espanto do meu ponto de vista. É admirável a aceitação dessa "nova" linguagem até mesmo pelos mais alienados seres da ilha do café e rede de feijões. As vezes é divertido ver as pessoas se impressionarem com a simplicidade das coisas e python está impressionando-as. Aproveito esse post para parabenizar a apresentação da nossa colega Mariana Oliveira Rocha, e dizer que ainda espero outras, cada vez melhores. Continue assim Mariana.

As pessoas que estão fora do barco podem não perceber a importância de se participar do grupo, talvez por que ainda pensem que somos apenas um grupinho de oposição que existe apenas para pisar no calo dos representantes do curso. Quero dizer que o grupo de usuários não está preocupado em participar dessa escola política que alguns insistem em chamar de movimento estudantil. Estamos aqui para nos preparar para o mercado de trabalho, fazer amigos que tem algo em comum, aprender uns com os outros. Para nós, política é o que menos importa.

Aos que são ou querem ser novos integrantes, venho informar que estaremos sempre a disposição, disposição de tirar suas duvidas mas não de substituir o Google e/ou os livros. Nunca seremos melhores que eles mas as vezes eles não vão lhe mostrar as "manhas" que podem facilitar sua vida.

Também tenho que puxar a orelha de algumas pessoas quanto ao compromisso com o grupo. Se você assume uma responsabilidade e não consegue cumpri-la sozinha, peça ajuda!!! É por isso que somos um grupo! Não tenha vergonha de pedir ajuda, tenha vergonha de não cumprir suas tarefas.

Gostaria de agradecer novamente a todos e desejar boas férias!

Abraços.

P.S. Gostaria de agradecer ao embaixador do Fedora no nosso estado Erick Goes pela criação do símbolo do grupo e a todas as pessoas que se manifestaram quanto ao documentário "SL 100Limites..." produzido pelo grupo.

38 comentários:

Ubra disse...

Parabéns ao Gusoluft pelo trabalho desempenhado. Às vezes eu fico angustiado por não poder fazer parte, como aluno, desse grupo. Mas infelizmente, devido à falta de tempo, sou impedido de participar.

Neste comentário, apenas gostaria de chamar a atenção para a maneira como as idéias nesse post são apresentadas. Acho muito pejorativo apelidar um colega nosso de "ser". Creio que no grupo ninguém tem a intenção de excluir alguém pelo simples fato de ela ter uma opinião contrária à de vocês.

Sei que um dos objetivos do Grupo é divulgar as vantagens do SL. Mas aqui nesse post, percebe-se que fazem o contrário. Humilham.

Com certeza o autor desse post perdeu uma grande oportunidade de ganhar um novo adepto para o grupo. Só não sei quem perdeu mais.

Também quero destacar o comentário feito à política e ao movimento estudantil, como se as duas coisas deveriam andar separadas. Sutil engano.

A política rege nossas vidas. Sem a política, nem o Movimento Estudantil, nem o Gusoluft existiria.

Poderão até dizer que a política do Gusoluft não pode ser confundida. Mas aí já é uma opinião pessoal. O fato é que no Gusoluft (penso eu) que tudo é resolvido democraticamente... Existe até regimento. Política pura! Espero que até as passagens dadas pelo Reitor, através de um diálogo (política), foram distribuídas democraticamente entre os membros.

Poderão ainda chamar o Movimento Estudantil de escola política. E é mesmo! Mas gostaria que o autor do post me convencesse de que isso é ruim. Não adianta falar que isso ou aquilo é errado, tem que dizer o porquê.

Me orgulho de ter feito parte do Centro Acadêmico. E parabenizo às gestões passadas pelas conquistas. Professores, laboratórios, livros, enfim, tudo conseguido politicamente. Reivindicando. Até pessoas do Gusoluft (olhe só!) tentaram fazer parte dele. Alguns até já fizeram.

O curso receberá mais quatro laboratórios, se eu não estiver enganado. Sei que a participação do Movimento Estudantil foi fundamental para conseguir tudo isso, e que ainda podem conseguir muito mais.

O Movimento Estudantil da UFT está articulando no Senado para trazer mais recursos para a UFT em 2009. Bom para a Universidade. Bom para os alunos. Bom para o Gusoluft, que terá mais laboratórios para montar mais grupos de estudos e saírem para o mercado de trabalho mais bem preparados.

É como (quase) diz a música...

Politicando e cantando e seguindo a canção...

DarkNerd disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
DarkNerd disse...

Antes de qualquer coisa gostaria de agradecer o comentário redigido por nosso colega Renato. Quero esclarecer algumas coisas que podem ter ficado confusas, vamos por partes:

"(...)Acho muito pejorativo apelidar um colega nosso de "ser". Creio que no grupo ninguém tem a intenção de excluir alguém pelo simples fato de ela ter uma opinião contrária à de vocês."
Não apelidei ninguém, todos nós somos seres. Você está certo quando diz que a intenção do grupo não é de excluir as pessoas. Apenas acho que as pessoas não podem julgar as coisas pela ignorância que elas possuem, se você não conhece sobre software livre não fale se ele é bom ou ruim, se você conhece ou quer conhecer junte-se a nós e vamos aprender muito mais.


"(...)Mas aqui nesse post, percebe-se que fazem o contrário. Humilham."
Minha intenção nunca foi essa, me desculpe se passei tal impressão em algum momento.


"Também quero destacar o comentário feito à política e ao movimento estudantil, como se as duas coisas deveriam andar separadas. Sutil engano."
Em momento algum disse que a política deve andar separada do movimento estudantil e da universidade. As maiores lideranças políticas desse país vieram do movimento sindicalista ou do movimento estudantil da época da ditadura militar. A política não é ruim, apenas não é nosso objetivo enquanto Grupo de Usuários de Software Livre da UFT.


"(...) Existe até regimento. Política pura!(...)"
Regimento, estatuto, regulamento, são documentos que podem ou não resultar de um processo político. O que existe é a proposta de um estatuto e de um regimento. Como citei na errata acima A política não é ruim.


"Espero que até as passagens dadas pelo Reitor, através de um diálogo (política), foram distribuídas democraticamente entre os membros."
Na época em que essas passagem foram cedidas, digo cedidas e não dadas, elas foram realmente distribuídas democraticamente entre as pessoas que estavam participando da comissão (Vinícius, Thyago Mendes, Josiane e Eu). As passagens foram fruto de um projeto que já foi assistido na internet por mais de 1600 pessoas, levando o nome da Universidade Federal do Tocantins, do GUSoLUFT e indiretamente do Curso de Ciência da Computação. Gostaria de lembrar ainda que as 4 pessoas citadas acima viajaram com passagens de oriundas de patrocinadores que acreditam em nossa idéia. Antes de gerar outra confusão quero dizer que não foi a universidade que pagou a passagem nem a estadia do Eduardo Santos, participante da mesa redonda sobre software livre na Semana Acadêmica de Ciência da Computação.


"(...) Poderão ainda chamar o Movimento Estudantil de escola política. E é mesmo! Mas gostaria que o autor do post me convencesse de que isso é ruim.(...)"
É mesmo! Não tenho motivos para lhe convencer de que isso é ruim pois eu não acredito que seja, já expliquei meu posicionamento quanto a essa questão.


Agradeço novamente seu comentário e aproveito a oportunidade para dizer que fiquei surpreso em saber que alguém lê esse blog. Um dos objetivos do GUSoLUFT é promover a discussão acerca do Software Livre e você está participando disso.

Obrigado.

Várias Anas disse...

"Estamos aqui para nos preparar para o mercado de trabalho, fazer amigos que tem algo em comum, aprender uns com os outros. Para nós, política é o que menos importa."

Bom, gostei das palavras..quem te conhece sabe que o teu texto não foi para humilhar nenhum SER (humano ou não)...
Seguinte, também participei de Movimento Estudantil (era do C.A)quando cursava minha graduação e te digo uma coisa Renato, "existe uma politica saudavel dentro do M.E. e outra que me fez abandonar isso tudo: a politica partidaria". E é isso que vemos em todas as universidades brasileiras sejam elas publicas ou particulares.. o 'embrião' (base) de cada partido está inserido no M.E. não tenha dúvida!Creio que o Darknerd se baseou nessa politica para proferir essas palavras...
Admiro muito quem se sacrifica para trazer aos alunos da UFT uma visão diferente de mercado, de politica (sadia) e de vida.
É na universidade que construimos quem somos e o que queremos ser, profissionalmente então... nem se fala!
Creio que o que os meninos e meninas do Gusoluft estão fazendo é primordial para o Curso de Computação.
Entrei na UFT em 2003 e nunca tinha ouvido sequer comentários sobre um grupo de estudos que deu certo e que gera todos os dias: FRUTOS!
Vi de perto também, o quanto esse pessoal brigou, gastou grana propria, andou no sol 'frio' de palmas para conseguir patrocinio e chegar ao FISL.. e claro, mostar a cara do pessoal da UFT e não apenas fazer turismo como a maioria faz..não é verdade?
Eu também fui agraciada com passagens em um congresso de comunicação na minha época de universidade com a mesma dificuldade que o pessoal teve e foi o maior bafafá..
eu sigo a filosofia: quem quer, vai atrás!
E é isso que eles estão fazendo.. fazem algo mais para o futuro profissional, para a unversidade e para os alunos de computação!
Acho que o 'resto' dos alunos deveriam sim, trilhar o mesmo caminho, no gusoluft ou no que for...o importante é fazer!

e eu acho que é isso ai..
sucesso e parabens!

bjo
p.s: a dark nerd.. eu leio o blog viu, é só atualizar... :P

Ubra disse...

quem te conhece sabe que o teu texto não foi para humilhar nenhum SER (humano ou não)

Quem te conhece sabe, os outros milhões de internautas, não. Por isso que é bom moderar as palavras.

[...] te digo uma coisa Renato, "existe uma politica saudavel dentro do M.E. e outra que me fez abandonar isso tudo: a politica partidaria". E é isso que vemos em todas as universidades brasileiras sejam elas publicas ou particulares.. o 'embrião' (base) de cada partido está inserido no M.E. não tenha dúvida!Creio que o Darknerd se baseou nessa politica para proferir essas palavras...

Bom, então você vai me dizer qual partido político está inserido no Movimento Estudantil do Curso de Ciência da Computação. Isso não faz parte da nossa realidade para que o Darknerd se baseie em tal fato para criticar o ME que tanto ajuda o nosso curso.

Abraço a todos.

Vinicius Prado disse...

Olá,

Sou coordenador desse blog, que é um espaço aberto aos entusiastas do SL/CA que desejam expressar suas opiniões e descobertas acerca dessas e de outras tecnologias que tenham como foco a computação.

Não vou publicar esse comentário para ficar "dando corda" a discussões, para mim os ocorridos em "assembléias gerais" foram suficientes para ver que algumas pessoas não estão dispostas a encontrar um ponto comum. O que deve ficar claro pelas minhas recentes faltas, coisa rara em outros momentos.

Esse comentário vem apenas para ressaltar e talvez ratificar determinados fatos colocados, digamos, de uma forma um pouco parcial, na minha opinião.

Fico feliz assim como o DarkNerd de ver pessoas diferentes olhando com bons olhos as iniciativas do grupo.
É bem difícil encontrar horários para que todos participem das reuniões mas as pessoas podem participar de várias outras formas do GUSoLUFT e de projetos de SL/CA, procure alguém da comunidade e verá como é fácil, o convite está aberto Renato, acredito que voce só tem a ganhar.

"Com certeza o autor desse post perdeu uma grande oportunidade de ganhar um novo adepto para o grupo. Só não sei quem perdeu mais."

No grupo a gente tem uma "política", que muitas vezes não fica clara e pode ser confundida com xenofobia ou coisa parecida, mas nós apenas pensamos da seguinte forma: ninguém precisa pegar na mão de ninguém e mostrar o que é certo ou errado, cada um pode a luz da sua própria consciência decidir determinadas coisas por si. Nós não estamos aqui para ensinar Linux ou Python a ninguém, nós apenas queremos mostrar alguns caminhos alternativos e deixar que as pessoas façam suas escolhas e descobertas, como nós mesmos estamos fazendo.

"A política rege nossas vidas. Sem a política, nem o Movimento Estudantil, nem o Gusoluft existiria."

Na verdade essa falsa idéia de política chegou algumas vezes até a atrapalhar o grupo, membros mais ativos puderam perceber que o ME do curso muitas vezes até se opunha a certas iniciativa do GUSoLUFT, por um receio que não deveria existir.

"..tentaram fazer parte dele. Alguns até já fizeram."

acredito muito nas bases dos movimentos sociais, isso foi uma coisa que comecei a admirar estudando a origem do movimento sindicalista brasileiro. Muitas das idéias das quais faço propaganda nas rodas de conversa têm origem ali. Mas por algum motivo essas idéias se desencontraram com os ideais da gestão do CA da qual eu participei, tive muitas idéias mas pouca participação. Assim como eu, outras pessoas que participaram desse CA estão envolvidas em outros projetos, pessoas incríveis e com ótimas idéias, mas que por irem de frente com alguns interesses são desacreditadas e seguem seu caminho.

"Politicando e cantando e seguindo a canção..."

Acredito que a última coisa que Geraldo Vandré gostaria de colocar neste verso seria uma referencia à política tendo em vista o momento político e social pelo qual o Brasil passava, triste paráfrase.

Mas, pensando bem, alguns atos do CA que voce defende me parecem assim, bem de longe, apenas politicagem.

Um forte abraço!!!

Ubra disse...

Vinicius, obrigado pelo convite. Mas trabalhando e morando em outra cidade está complicado para mim até mesmo seguir normalmente com o curso.

Vou deixar de lado as opiniões pessoais apresentadas e destacar apenas uma coisa.

"[...]membros mais ativos puderam perceber que o ME do curso muitas vezes até se opunha a certas iniciativa do GUSoLUFT, por um receio que não deveria existir."

Eu fiz parte da diretoria Centro Acadêmico. Posso afirmar com toda certeza de que nunca existiu qualquer receito, e muito menos oposição. Nós nem sabíamos que o Grupo tinha essa opinião. Mas eu pergunto: o Gusoluft aceitaria algum apoio do CA?

É importante que as opiniões de alguns membros não se confundam com a opinião do grupo inteiro. Estejam abertos à cooperação e verão que os dragões são apenas moinhos de vento.

Conhecendo a atual diretoria, tenho convicção de que ela está disposta a ajudar o Gusoluft em qualquer iniciativa, desde que ele nao se recuse.

Abraço a todos.

Felipe Mendes disse...

Antes de deixar meu comentário, quero lembrar de que não sou dono da verdade e da certeza. O que vou deixar aqui é apenas a minha opinião.
Primeiramente vou falar sobre o post. Verdade seja dita, o GUSOLUFT foi um acontecimento necessário para a Universidade e, em específico, para o curso de Ciência da Computação. Ela é uma demonstração da iniciativa dos estudantes da ciência dentro de uma universidade, o que é muito importante para o destaque no mercado. Apesar de o grupo ainda ser pequeno, ele vem gerando bons frutos. A universidade já vê o GUSOLUFT com bons olhos, vê como uma chance de crescimento do potencial do curso de ciência da computação.
Sobre os comentários, tenho minhas opiniões sobre os seguintes tópicos discutidos:

1- O Ser!
Para mim que a intenção da passagem do darknerd fosse comentar a frase proferida, independente do termo de referência ao autor, apesar de que não vejo nenhum tom pejorativo ou nenhuma ideologia pejorativa na palavra "ser", afinal, é o que todos nós somos.

2- As palavras do Ser!
Não discuto sobre a preferência das pessoas. Não cabe a mim julgar a opinião de ninguém. O que eu acho é que esse tipo de pensamento não cabe a um cientista da computação. Nosso curso tem um sério problema: a maioria dos alunos não têm a mentalidade de um real cientista. Temos que ser mais coerentes com o título, temos que nos perguntar como funciona as coisas, temos que pesquisar e botar em prática. Quando você trabalha com software proprietário, você apenas tem o direito de usurfluir-lo, mas não tem a possibilidade de ver como aquilo tudo se processa. Com acesso ao código-fonte, você é capaz de obter esse conhecimento e a partir daí fazer seu próprio desenvolvimento. Esse é o perfil do cientista. Caso algum aluno discorde disso, acredito que este seria mais bem-sucedido, ou melhor entitulado, como um técnico.

3- Hulmilhar
Acho que divulgar as vantagens de uma ferramenta não seja um tipo de hulmilhação (a não ser que você se sinta hulmilhado por alguma razão). Até porque não vejo palavras com tal sentido. Caso estou enganado, citem-me.

4- GUSOLUFT vs CA
Não entendam mal o título do tópico. Apenas quero esplanar sobre as diferenças em relação às finalidades de cada. Todos reconhecem os feitos do CA para o curso. É sempre bom ter uma melhoria na estrutura da universidade. Isso não há o que negar. O GUSOLUFT tem uma finalidade diferente do do que o CA propõe. Não queremos fazer atos de politicagem para melhorar a imagem do curso, o que queremos é apenas abrir a mente dos próprios alunos em relação a sua posição. Não desmereço os esforços de nenhum. Todos estão trabalhando a melhoria do curso. Apenas há pontos diferentes sendo trabalhados.

Bom, isso é tudo.
Abraço a todos, e bons posts, Daknerd.

Felipe Albuquerque disse...

Meus cumprimentos a todos os leitores e entusiastas do SL/CA (gostei do termo).


Acompanhei de longe as discussões levantadas nesse blog e apesar de preferir não me pronunciar, pois sei que o assunto em questão nunca terá fim, a voz da consciência venceu-me.

Antes de tecer meus esclarecimentos, gostaria de parabenizar e reconhecer novamente o trabalho do Gusoluft e agora, do Grupo de Pyhton. Não me enfado de repetir em alto e bom som que a criação do Grupo foi fundamental para o desenvolvimento da graduação. Não me envergonho em reconhecer e elogiar os trabalhos de outrem.

Poli, entendo perfeitamente quando você disse que há partidarismo implantado no Movimento Estudantil da UFT, como há em todo Brasil. Entretanto, gostaria que soubesse que combatemos, em todos os níveis e conselhos da universidade, essa vertente podre de ME. Trocando em miúdos, o CACCOMP não é vinculado a nenhuma sequer agremiação político-partidária da nossa geração. Somos independentes em nossos pensamentos e ações.

Poli e os demais saudosos leitores, convido-lhes a conhecer mais sobre o Movimento Estudantil a nível de curso que realizamos, assim como a história das gestões anteriores.

Caros colegas, o Centro Acadêmico trabalha incessantemente para a melhoria e desenvolvimento da graduação. As vitórias conquistadas são compartilhadas: o Gusoluft, o Pyhton, o GrupoJ e o GEDAL beneficiam-se, além da sociedade palmense, com os projetos de extensão futuros.

Gostaria de citar alguns fatos: criação e manutenção da Monitoria de Estrutura de Dados I; obtenção de verbas de R$ 23 mil reais em livros para este ano; parceria na realização contínua do evento Java TOday; realização da Semana Acadêmica; criação do site do CA; fomento de projetos de extensão no curso; conquistas de 10 professores efetivos no concurso ; efetivação da licitação do labin de Redes; conquista de mais um Labin de Programação Básica; troca das máquinas antigas do Labin 09; e... verbas de quase 1 milhão de reais para 2009, relativas à construção dos Labins de Computação Gráfica e Sistemas Distribuídos. Além de muitas outras!!! Esqueci de dizer que o CACCOMP movimenta a bancada federal tocantinense e a Assembléia Legislativa para a inclusão de emendas no Orçamento da UFT para a construção de um Restaurante Universitário, Ginásio Poliesportivo e do Hospital Universitário. Como o Renato disse: “Bom para os alunos. Bom para o Gusoluft, que terá mais laboratórios para montar mais grupos de estudos e saírem para o mercado de trabalho mais bem preparados.”

“membros mais ativos puderam perceber que o ME do curso muitas vezes até se opunha a certas iniciativa (sic) do GUSoLUFT, por um receio que não deveria existir.” Se esta frase referia-se a mim, desconheço! Não faltam testemunhas a atestar que publicamente em assembléias e informalmente ao presidente do Gusoluft, propus apoio da Diretoria às iniciativas do Grupo, inclusive oferecendo abertura financeira da Tesouraria como colaboração de seus propósitos, afinal é esta a função do CA, visto que possui uma Direção de Ensino, Pesquisa e Extensão.

O Felipe Mendes elencou muito bem as finalidade díspares do CA e do Gusoluft. No entanto, os “louros” são colhidos mutuamente.

Ainda que possam haver contendas ou rivalidades entre nós, alunos, por opiniões e atitudes distintas, devemos ter em mente sempre a sensatez, sendo superiores a quaisquer diferenças!

A palavra de ordem é união! É esse o interesse e satisfação do Centro Acadêmico: ver as coisas andando e funcionando, em prol de um objetivo maior e nobre, o crescimento do curso de Ciência da Computação da UFT, tornando-se destaque na região Norte e porque não dizer, do Brasil?

Abraço fraterno a todos!

Atenciosamente,


Felipe Fernandes de Albuquerque
Presidente do CACCOMP/UFT
www.caccomp.uft.edu.br

Várias Anas disse...

Olá a todos!
antes de tudo! Creio que blogs são espaços democratticos dentro da net e por mais que nós nos matamos online..tomaremos uma cerveja em qualquer canto da cidade (ou não!... isso é normal!)Naõ vou citar nomes(isso é chato, né? fica muito pessoal, parece que está apontando o dedo na cara do outro)
Em algum momento da minha citação eu falei que o CA de computação tem partido politico inserido em sua base? Prove, por favor?
Não vou entrar na discussão CA vs Gusoluft até porque são 'entidades' com funções diferentes dentro da universidade, pois enquanto a primeira luta por melhorias do curso entre outros, como citaram (só não entendi esse lance ai da participação do CA na bancada federal?? será que foi através do PV?? é isso, ou li uma materia errada no portal Cleber Toledo, desculpa, acho que isso não é politica, né?),... voltando... a segunda entidade, no caso Gusoluft, trabalha para a melhoria do SER aluno! De como esse cidadão vai sair para o mercado, além de mostrar uma opção que ele tem..
Sobre o convite de conhecer o ME do CComp.. obrigada! Fico feliz com o convite, mas só queria dizer que já que citaram de historia do ME: eu participei do SOS Unitins em Araguaína, para a federalização da UFT e não privatização da UNITNS, hoje, estruturalmente, UFT.. e está ai linda, com 5 anos de idade que voces tem hoje, ajudando os colegas que acamparam em predios da cidade, vendendo e comprando adesivos para que com o dinheiro pudessem se alimentar, além de passeatas pelas ruas de Araguaína!
Sabe o onibus gratuito? o BASA..opss, hoje é 9 - UFT, lindo, né gratuito..que maravilha.. pois é participei como CA de Comunicação, Apoio DCE/UFT e estudante cansada de andar em onibus cheios que muitas vezes não paravam e tinhamos q ir para a universidade a pé ou de carona..sem contar à noite q o ultimo passava as 22h e o resto do pessoal que se virasse..
sabe como conseguimos? paralizamos os onibus, catando hino nacional abraçada no verdão da Miracema, subindo no trio e gritando palavras de ordem.. reuniões, greves.. história do ME - UFT, eu sei.. e quer saber quais os CA's que sempre estavam presentes? Comunicação, Direito, Economia, Alimentos e Computação!! Tá vendo como sei de historia! Eu vivi a história! agora quando um pessoal resolve dar o passo a frente e trazer coisas legais voces ficam nessa briga de egos??? por favor..

Se eu sai do ME é porque já conheci e não gostei(até pq já me formei e vi vários discursos identicos aos que li aqui que hoje são vereadores, secretario do não sei o que, e isso me deixou envergonhada), mas fico feliz que voces estejam mudando (pelo menos tentando)é sinal que as coisas estão acontecendo na UFT, digo isso, em termos gerais e não especificando o curso de Ciencias da Computação! Ok? não leve para o buraco da maldade...

cansei.. pensei que o post seria um ponta pé para os membros e não-membros do gusoluft percebecem o quanto o grupo cresceu e está gerando resultados..
Fico trsite com essa 'pendega' porque acredito no gusoluft e acredito no software livre.. é uma causa nobre!
só sei que..para esse grupo que começou com tres mosqueteiros (acho que tinha mais é só para ficar bonito.:D) e agora pode contar com a tavula redonda.. e quem sabe com o reino inteiro..
(desculpa ae a graça é pq assisti filme ontem.. sabe como é..) 2008 foi uma evolução.. e põe evolução nisso!
Espero não criar odio em ninguém.. afinal espirito natalino se aproxima..eu sou legal.. só não me conformo com algumas coisas..
beijos e feliz 2009..

Anônimo disse...

Nosso curso atualmente e desde quando entrei está em uma disputa de ego, que apenas quem perde somos nós..

Um recado para a galera do GUSOLUFT,
"Expor" suas idéias é muito mais conveniente que Impor suas idéias...
O mercado de trabalho nao vai aceitar alguem que queira "Impor".

Ubra disse...

Poli.

Agora tenho que entrar para nos defender de algumas insinuações feitas por quem está completamente

por fora dos acontecimentos.

"Em algum momento da minha citação eu falei que o CA de computação tem partido politico

inserido em sua base? Prove, por favor?"


Não. Eu não disse isso. Mas você falou que acha o Darknerd se baseou nisso para criticar o ME.

Repetindo o que você disse:

"existe uma politica saudavel dentro do M.E. e outra que me fez abandonar isso tudo: a

politica partidaria". E é isso que vemos em todas as universidades brasileiras sejam elas publicas

ou particulares.. o 'embrião' (base) de cada partido está inserido no M.E. não tenha dúvida!Creio

que o Darknerd se baseou nessa politica para proferir essas palavras...


Enfim. Você poderá dizer que quiz dizer outra coisa. Mas uma coisa é o que a gente quer

dizer, outra é o que a gente diz.

"só não entendi esse lance ai da participação do CA na bancada federal?? será que foi através

do PV?? é isso, ou li uma materia errada no portal Cleber Toledo, desculpa, acho que isso não é

politica, né?"


É lamentável e ridículo esse tipo de comentário. O Marcelo Lelis é político, e como qualquer outro,

possui partido. Se a gente levar em consideração o seu raciocínio (ainda que você me diga que não

era a sua intenção) não poderíamos buscar o apoio de ninguém.

Explicando o que você não leu no Cléber Toledo. O ME participou da discussão do orçamento em Palmas.

Conseguimos a incrível promessa, da bancada federal, de algums milhões para o Campus de Palmas em

2009. O Marcelo Lelis apenas encabeçou uma moção de apoio à nossa causa, que foi aprovada por

unanimidade, ou seja, não só o PV, mas o PR, DEM, PP, PMDB, PPS, PDT, PTB, PSC e PT nos apoiaram.

Isso demonstra nossa capacidade de fazer uma política saudável e apartidária. Agradecemos todos os

parlamentares tocantinenses. Isso não é politicagem, é uma demonstração de que conseguimos apoio de

qualquer político ou partido que seja, para o bem da comunidade acadêmica.

O que acontece aqui é exatamente o oposto do que você insinuou (ainda que sem intenção). O ME que

está influenciando as decisões dos nossos políticos, e não o contrário.

Eu também estou cansado dessa discussão. O trabalho do ME está aí para quem quiser ver.

Enquanto estive na diretoria do CA, e creio que até hoje, essa entidade nunca foi esclarecida desses

supostos "erros políticos" de que nos acusam. Apenas dizem que é errado. nunca disseram o que é

errado, nem o porquê. A gente só recebe críticas pouco construtivas e mal fundamentadas.

O Gusoluft é lindo. Repito que admiro bastante o trabalho dessa galera.

E, Poli, participe de uma de nossas Assembléias. Você verá quem faz política sadia nesse curso.

Abraço a todos.

Várias Anas disse...

Que dia?
dai eu vou.. mas só se você for junto ..
dai eu vejo e te digo pessoalmente.. que acha?

(sem ofensas.. sem má intenção..sem duplo sentido.. totalmente direta)

DarkNerd disse...

Apesar de estar admirando toda essa discussão sobre política gostaria apenas de me ater a um termo técnico usado erroneamente. Felipe Fernandes de Albuquerque O NOME DA LINGUAGEM É PYTHON.
Além disso gostaria de deixar claro que o Grupo de PYTHON é apenas mais uma das iniciativas do GUSoLUFT assim como o documentário "SL 100Limites...", o Grupo de Estudos Linux, o google.com/group/gusoluft e o gusoluft.blogspot.com.

Vamos parar de discutir política e conversar sobre software livre, não que os politiqueiros de plantão não sejam bem vindos...

Felipe Albuquerque disse...

Poli, interessante sua participação no desenrolar do Movimento Estudantil da UFT, parabéns pelo seu trabalho pelos estudantes, em sua época.

Não vou me ater muito a esse fato, porque em semelhante luta, tive participação nas manifestações pela permanência da gratuidade do BASA-UFT, em 2007, já que a Prefeitura cobraria passagens através do novo sistema de transporte coletivo.

Tive outras participações em outras vitórias do ME a nível de campus de Palmas e UFT, as quais não vou contabilizar aqui, pois não era esse o meu foco, já que eu me referia somente ao ME a nível de curso, e no que tange a isso que lhe fiz o convite.

“só não entendi esse lance ai (sic) da participação do CA na bancada federal?? será que foi através do PV?? é isso, ou li uma materia (sic) errada no portal Cleber Toledo, desculpa, ‘acho que isso não é política, né’?” é comum as pessoas julgarem erroneamente idéias sem conhecerem os fatos.

Em um primeiro momento, vi no site do Cleber Toledo a notícia da realização dos Seminários Regionais de discussão do Orçamento Geral da União para 2009, com a presença da bancada federal do TO. Palmas teria a oportunidade de receber tal evento, que contaria com a presença do Relator do OGU (um senador) e de seu Presidente (um deputado).

A função deste evento, era justamente discutir com a população tocantinense a inclusão de emendas parlamentares que atendessem os pedidos do povo. O CACCOMP aproveitou a oportunidade e juntamente com os CA´s de Medicina, Direito e Arquitetura, coletamos mais de 1200 assinaturas para a inclusão de emendas no Orçamento da UFT para a construção das demandas apresentadas e no dia do Seminário, discorremos sobre os pedidos e apresentamos ao Relator Delcídio Amaral o nosso pleito. Até este momento, eu estava presente ao Seminário, mas tive que sair para resolver um entrave pessoal. Ainda na reunião, ao final, o deputado Marcelo Lelis procurou os representantes estudantis presentes no Seminário e ofereceu-se para obter uma Moção de Apoio da Assembléia Legislativa, que reforçaria o *abaixo-assinado entregue ao Relator. E como previsto, a moção será enviada a Brasília, ao senador Delcídio. Portanto, a participação do senhor deputado não foi por quaisquer vínculos partidários com os representantes estudantis ali presentes. O apoio dele será importante, é inegável, como de qualquer um deputado que se prestasse à essa atitude. Se isso é questionável e feio, é uma opinião pessoal do leitor, a qual respeito.

* Na fronte do abaixo-assinado, havia uma moção de apoio do Diretor do campus de Palmas, com a finalidade de fortalecer os pedidos.

Abraço galera!

Ubra disse...

Poli, combinado.

Acompanhe o site CA www.caccomp.uft.edu.br.

A data da próxima assembléia será divulgada nele.

Abraço.

Várias Anas disse...

Renato! Tá marcado, viu..
Felipe.. é isso ai cara! tem que fazer movimento mesmo.. o Basa tem que continuar..tem q ir atras..não desmereço teu trabalho em frente ao CA pq eu já fui tbem... OK? obrigada pelo "sua epóca".. graças a Deus não faço mais parte disso ...
E Darknerd.. tudo começou porque te denfendi... tudo bem.. eu poderia ter só parabenizado né.. mas não.. vai dar pitaco!
é a politica! essa danada que atrapalha tudo!
para o povo do CA e para o povo do gusoluft.. SUCESSO nas esferas que cada um for seguir! pq eu já estou na minha .. muito obrigada e passar bem!

Renato! Não esqueci da nossa assembléia não, viu! :D

p.s: o ultimo comentário da minha parte neste post!

Anônimo disse...

Saudações caros membros do GUSoLUFT e amantes da "Politiké" e pseudo-politiké[ver 12],
Venho através deste, em um ato de utilidade pública, disponibilizar não um dicionário mas apenas umas compilação, ou simplificando uma listagem, dos termos mais "a nível de Aurélio Buarque de Holanda Ferreira", segue:
1 - Paráfrase - pa.rá.fra.se - (lat paraphrase) 1 Explicação ou tradução mais desenvolvida de um texto por meio de palavras diferentes das nele empregadas. 2 Tradução livre. 3 Discurso escrito, longo e difuso.

2 - Tecer - te.cer - 1 Fazer passar os fios pelo meio da urdidura ou urdume e formar a teia (de linho, lã, seda etc.); tramar, urdir. 2 Compor, enredando ou entrelaçando...

3 - Enfado - en.fa.do - (der regressiva de enfadar) 1 Ato ou efeito de enfadar. 2 Agastamento, zanga. 3 Cansaço. 4 Impressão desagradável, mal-estar. 5 Tédio, fastio. Var: enfadamento.

4 - Vertente - ver.ten.te - 1 Que verte. 2 Diz-se das águas que descem da encosta do monte. sf 1 Declive de montanha, por onde derivam as águas pluviais. 2 Cada uma das superfícies de um telhado.

5 - Agremiação - a.gre.mi.a.ção - (agremiar+ção) 1 Ação de agremiar. 2 Associação, grêmio, sociedade.

6 - O verbo elencar há de ser usado na acepção de catalogar, listar, relacionar, arrolar. Ex. "Em sua decisão, o magistrado elencou seis motivos pelos quais negava ao réu o benefício para recorrer em liberdade".

7 - Contenda - con.ten.da - 1 Altercação, controvérsia, debate, disputa, litígio, demanda. 2 Combate, guerra, luta, peleja.

8 - Moção - mo.ção - 1 Ato ou efeito de mover. 2 Impulso que determina o movimento. 3 Abalo, comoção. 4 Inspiração divina.

9 - Pleito - plei.to - 1 Litígio. 2 Questão em juízo. 3 Demanda. 4 Discussão, lide, disputa.

10 - Entrave - en.tra.ve - (derivação regressiva de entravar) Ação ou efeito de entravar. Sin: impedimento, obstáculo.

E para finalizar:
11 - política -po.lí.ti.ca - sf (gr politiké) 1 Arte ou ciência de governar. 2 Arte ou ciência da organização, direção e administração de nações ou Estados. 3 Aplicação desta arte nos negócios internos da nação (política interna) ou nos negócios externos (política externa). 4 Orientação ou métodos políticos: Política de campanário. 5 Arte ou vocação de guiar ou influenciar o modo de governo pela organização de um partido, influenciação da opinião pública, aliciação de eleitores etc. 6 Prática ou profissão de conduzir negócios políticos. 7 Conjunto dos princípios ou opiniões políticas. 8 Astúcia, maquiavelismo. 9 Cerimônia, cortesia, urbanidade. P. de campanário: a que só vê os interesses locais. P. econômica: teoria e prática da direção econômica de um país. P. de boa vizinhança: política caracterizada pelo princípio de amizade, cooperação e não-interferência nos negócios internos de outro país, principalmente país vizinho. P. social: conjunto dos princípios e medidas postos em prática por instituições governamentais e outras, para a solução de certos problemas sociais.

12- politicagem - po.li.ti.ca.gem -sf (político+agem) 1 Política ordinária, mesquinha e interesseira. 2 Súcia de maus políticos.

Errata: Pyhton != Correto = Python.

Atenciosamente,
Anônimo.

Anônimo disse...

Queridos amigos...

Sou amigo de todos os principais envolvidos nesta contenda que envolveu nossas amizades feridas em 2007.

Estudei no mesmo curso técnico do mesmo CEFET que Thiago Eustáquio.

Fiz duas disciplinas com o sempre bem humorado Vinícius Prado.

Fiz parte do Centro Acadêmico no fim da última gestão; não tive uma contribuição muito ativa devido as necessidades(R$) que minha vida tinha na chegada a essa cidade. Tive a oportunidade de conhecer de perto as iniciativas do CA, e principalmente do Felipe Fernades. Ainda ajudei no JavaTODay & NetBeansTODay e nas inscrições do mini-curso de Joomla.

Devido a minha profissão atual(Vigilante) não posso participar do GUSoLUFT, gostaria muito de participar do Grupo de Python. E, mesmo não tendo me mobilizado ainda para participar destes grupos, escuto muito as iniciativas por meio do meio amigo Thiago Arruda (Monitor de IP).

Enfim, estamos nadando em um mar de sinceridade, onde a mesma escoou por um grande ralo no momento em que nossas diferenças se cruzam.

Percebam o quanto estes comentários estão bem elaborados (a excessão desse). Tudo isso para expor idéias que vão certamentente ser mal interpretadas. Ou seja, qualquer comentário que for colocado aqui será lido minunciosamente pelas partes e depois replicado.

Acho que o CA deveria usar mais o Blog do GUSoLUFT através de seu coordenador(Vinicius Prado) e da mesma forma o GUSoLUFT deveria usar mais o site do CA através do coordenador de Imprensa e divulgação(Ennio Willian).

Um último comentário acerca das idéias centrais desta conversa:
-Vocês podem chamar quem que seja de ser. MAs você, amigo, diz, "estamos a frente".

Não defendo bandeiras, e comecei a aprender linux agora devido a minha necessidade de me adaptar. Acho que qualquer software pode ser bom independente da forma de distribuição dele. Acho o linux e o FireFox melhores que Windows e IE. Mas não vou excluir totalmente estes últimos por causa de sua inferioridades, logo porque muitas pessoas utilizam eles, e tenho que estar pronto para desenvolver para o dois.

Por não acho que o ser em questão seja inferior.

Vou aproveitar que este tópico que está sendo muito lido, para agradecer.
Obrigado pela instalação do Debian no Labin 9(Credito: GUSoLUFT).

Obrigado pela solicitação da instalação das bibliotecas do GCC e G++ no Labin 13(Crédito: CACCompUFT).

Gostei de ver este trabalho em conjunto involuntário.

Janio Carlos

Anônimo disse...

Como diz a famosa musica..

"Caminhando e cantando e seguindo a canção.
“Somos todos iguais braços dados ou não.”

E notório que dentro do curso a um racha. O fato e que “Somos todos iguais braços dados ou não” dentro deste curso. Porem com afinidades e objetivos diferentes. O Gusoluft como todos já perceberam estão muito mais interessados em aprender, evoluir e se especializarem em suas áreas de afinidades. Os membros do ME estão interessados também nesses quesitos, mas alguns se doam para fazer o curso crescer, não vejo nenhum problema nisso. O que não podemos fazer e deixar de reivindicar nossos direitos. E notório que o CA e muito importante para a vida acadêmica de todos. Conseguindo labins, professores, defendendo alunos. Do mesmo modo o GusolUFT, o qual trás conhecimento, responsabilidade e status para a universidade. O fato e que ambos ocuparam espaços vazios no curso, espaços esses que não poderiam ficar assim, por motivos que todos sabemos. Creio que os dois grupos aqui citados ganhariam muito mais se ao invés de ficarem discutindo quem esta certo ou errado , cooperassem entre si. Afinal ambos se completam.

Como nosso amigo Janio acima citou. (Obrigado a todos.) Ambos desempenham um ótimo trabalho em áreas diferentes. Sem vocês o curso não teria crescido nada. Deixemos de egoísmo e trabalhemos em grupo.

Joziane Pereira Goncalves disse...

“Algumas pessoas me disseram que elas não acham que um pinguim gordinho realmente personifica a graça do Linux. O que me diz que eles nunca viram um pinguim furioso correndo atrás deles a umas 100 milhas por hora.” (Linus Torvalds )
Discussões...eita...
Olhemos para o rostinho sereno e amigável do Tux no começo desta pagina e nos acalmemos, afinal, apesar de que sempre é bom uma discussão e outra para esclarecer algumas “diferenças”, pode acabar tomando outros rumos como esta acontecendo nestas postagens.
Poli, por ser leitora do blog você tem o direito de dar “pitacos”... sei que sua intenção era defender ao grupo, pois você sabe um pouco sobre nosso começo e evolução, nossa determinação em ir para o Fisl 9.0,aliás o motivo de montarmos a principio um grupo fechado para ir ao evento foi justamente para dar um ponta-pé inicial nessas discussões sobre software livre na universidade, simplesmente tínhamos esse interesse em comum e corremos atrás para conseguir, não tinhamos disposição para montar uma grande caravana e talvez nem teriamos os mesmos resultados se fosse um onibus lotado.
Sei que talvez o DarkNerd não tenha se expressado muito bem, afinal ele sempre foi meio “rude” em suas colocações, mas entendi a intenção dele de encerrar o ano tentando “levantar os mortos”, ou seja despertar os que enfraqueceram no grupo e convidar pessoas novas a participar do gusoluft, e a entrar para o mundo de produções tecnológicas que o software livre nos proporciona.
Eu sei que ultimamente não tenho sido a pessoa mais atuante no grupo, e só é assim porque eu quero,motivos que um dia esclarecerei a quem deve, mas tenho agido do meu jeito em relação ao software livre, estudo o que posso e estou migrando como posso, porque realmente acredito nessa ideologia e na capacidade de transformação de mentes com relação ao meio tecnologico.
Então, como membro do gusoluft, convido a todos que ainda não conhecem, que participem conosco no ano de 2009, continuaremos com o grupo de estudos Linux e de Python e aceitamos sugestões que estejam de acordo com o ideal do grupo.
Desde já, Feliz Natal a todos e um Próspero 2009!!!!

DarkNerd disse...

(Antes que o Michel solte os cavalos...)

Jânio, que pena que você não assistiu a nossa apresentação na SNC&T. O tema foi "Software Livre e Ciência" e poderia ter lhe mostrado um pouco da parceria entre esses dois mundos que mais parecem um.

Joziane, quanto ao "meio rude" pode ter certeza que conversaremos depois (rsrsrsrs).

P.S. A instalação básica do Debian contém o binutils e o gcc, o problema aconteceu em algumas poucas máquinas, as quais nós não instalamos.

A palestra "Software Livre e Ciência" deverá ser reapresentada em 2009-01, vamos todos poder discutir a questão referente a importância do uso e desenvolvimento de software livre cientifico.

Jânio obrigado pelo comentário estar na mesma linha que o post.

Até mais galera...

Lextthar disse...

Concordo plenamente com as ideis do meu caro colega Schneider, pois participando muito pouco das reuniões do CA pelo pouco tempo que tenho disponível, sendo que das poucas reuniões que participei, também tenho percebido que há essa disputa fortissima de ego, não objetivando uma melhoria, mais um querendo mostrar-se mais imponente que outro, acho que isto não nós leva a nada, e tambem acho bacana e bem legal a idéia de um grupo de estudo e software livre.
Parabens e sorte !!!

Anônimo disse...

Parece que enfim ambas a partes se acalmaram. Mas tirando todas essas brigas de foice, replicas e correções, acho que pelo menos algo de bom essa discussão pode ter trazido ao blog. Gente que eu nunca esperava ver nesse contexto chegou a comentar... o Cimar por exemplo, e eu também só tomei ciência desse espaço hoje, a discussão pelo menos trouxe novos visitante ao blog.

Fabiano Santana disse...

"Ser ou não ser, eis a questão: será mais nobre
Em nosso espírito sofrer pedras e setas
Com que a Fortuna, enfurecida, nos alveja,
Ou insurgir-nos contra um mar de provocações
E em luta pôr-lhes fim? Morrer.. dormir: não mais.
Dizer que rematamos com um sono a angústia
E as mil pelejas naturais-herança do homem:
Morrer para dormir... é uma consumação
Que bem merece e desejamos com fervor.
Dormir... Talvez sonhar: eis onde surge o obstáculo:
Pois quando livres do tumulto da existência,
No repouso da morte o sonho que tenhamos
Devem fazer-nos hesitar: eis a suspeita
Que impõe tão longa vida aos nossos infortúnios.
Quem sofreria os relhos e a irrisão do mundo,
O agravo do opressor, a afronta do orgulhoso,
Toda a lancinação do mal-prezado amor,
A insolência oficial, as dilações da lei,
Os doestos que dos nulos têm de suportar
O mérito paciente, quem o sofreria,
Quando alcançasse a mais perfeita quitação
Com a ponta de um punhal? Quem levaria fardos,
Gemendo e suando sob a vida fatigante,
Se o receio de alguma coisa após a morte,
–Essa região desconhecida cujas raias
Jamais viajante algum atravessou de volta –
Não nos pusesse a voar para outros, não sabidos?
O pensamento assim nos acovarda, e assim
É que se cobre a tez normal da decisão
Com o tom pálido e enfermo da melancolia;
E desde que nos prendam tais cogitações,
Empresas de alto escopo e que bem alto planam
Desviam-se de rumo e cessam até mesmo
De se chamar ação.
(...)"

William Shakespeare

Vinicius Prado disse...

"Meus cumprimentos a todos os leitores e entusiastas do SL/CA (gostei do termo)."

isso quer dizer Software Livre / Código Aberto, caso não tenha esteja claro, que são coisas parecidas mas não iguais.

Não tenho tido tempo para ler todos os comentários mas agradeço a todos pelas participações.

abraços.

PS:obrigado pelo "bem humorado" Jânio!

Unknown disse...

Olá cérebros

Excelente post. Gostaria de parabenizar a galera do GUSOLUFT pelo quem tem empreendido no sentido de fomentar o estudo de software livre na UFT. Seja através da produção e divulgação do vídeo "SL 100Limites" ou do grupo de estudos sobre a linguagem PYTHON, que aliás tem sido empregada em dois projetos muito interessantes de SL/OS que são o curta de animação Bick Buck Bunny (BBB) e o open game Yo Frankie da Blender Foundation (www.blender.org). Espero que outros grupos se organizem dentro do GUSOLUFT e que este também possa trabalhar em conjunto em outros projetos e eventos junto ao CA. Acredito que CA x GUSOLUFT deva significar a força de um multiplicada com a força do outro :D

Abraço livre a todos.

Parabéns pelo post novamente.

Erick Goes

Daiane Santana disse...

Nooooooooooooooooooooooooooooooooooossa gente, acho que as coisas eram bem mais pacíficas na minha época, nãos ei se é porque conheço os "meninos" desde o começo disto tudo aqui e também conheço perfeitamente a ideologia de muitos aqui que coordenam o BLOG ... masssss caramba... lí o poste e não ví nhada de muito "BOMBASTICO" como a maioria aí mostra não ...a cho que foi picuinha de mias ... as vezes até perda de tempo minha de ficar lendo tanta coisa de alguns aí que nem fazem muito nexo de se estar discutindo aqui em um BLOG q fala de "software LIIIIIIIIIIIIIIIIIIVRE" ...

... Mas óh Thiago... concordo PLENAMENTE com você ... e há... você faz MUITO BEM³³³³³ em não se ligar com o Movimento estudantil...s ei muito bem como é isto e talvez poderia era atrazar alguns processos ... E realmente Vinícius o que interessa é lembrar o que foi FEITO ... (como vc mensionou no comentário do post da Poli) ...

Só tenho mesmo é que parabenizar vocês pelas ações já promovidas na UNIVERSIDADE .. e é isto que importa ... ha sim os planos FUTUROS TAMBÉM!

Fui :D

PS: Há ... um comentário meu saiu na Revista Época desta semana ehhe tô ficando importante em? hauahuahuaha saudades de vocês S2

Anônimo disse...

É incrível ver que quem defende o DARK comentário do NERD são só as pessoas que são de dentro da cozinha do mesmo...

Quando a Poli disse: "quem te conhece sabe que o teu texto não foi para humilhar nenhum SER (humano ou não)... "
acho que ela se enganou, ou que seja eu o enganado, mas com o tempo que o conheço sei que ele tem isso de se achar melhor que os outros, humildade passa longe.

A maioria das pessoas que gostam do Linux, o defendem, o usam, ao invés de mostrar aos outros a utilidade dele e dizer o pq dele ser bom, querem impor o uso, tipo, não usem por isso ou por aquilo, eles dizem, usem e pronto, não usem o Windows pq é uma bosta...

enfim, era o q eu qria dizer.

DarkNerd disse...

Bom saber que uma pessoa que tem uma opinião tão bem formada a meu respeito. Se intitula. Mais um motivo para achar que o windows é uma bos**(brincadeirinha).
Acho que você não participou de nada que GUSoLUFT fez ou faz. Então não julgue nossas atitudes baseando-se na ignorância que você possui a respeito dos nossos atos.
Quanto a opiniões pessoasi, gostaria que você dirigisse suas opiniões diretamente a mim e não ao blog do grupo.
Não me acho melhor que os outros, garanto que no mínimo 92% do curso de Ciência da Computação é melhor que eu quando o assunto é Software Proprietário.
Tenho plena consciência de que estudo na terceira pior Universidade Federal do país, que não estudo no melhor curso dessa universidade, que moro em um estado muito atrasado quando o assunto é Software Livre, talvez eu tenha essa consciência por já ter conhecido outras grandes universidades no país e estados que estão anos luz no uso e desenvolvimento de software livre. Talvez por ter essa consciência é que eu brigue tanto, que eu tente mudar a mentalidade de outras pessoas do curso e talvez seja por isso que eu acabe não sendo visto como a melhor pessoa do mundo.
Sempre que lutamos, lutamos para mudar alguma coisa ou para impedir que uma mudança aconteça. Não podemos deixar as coisas como estão, temos lutar que para melhorar o curso, seja através do GUSoLUFT ou do ME.

Não existe revolução sem sangue!

Anônimo disse...

Não falei do GUSOLUFT, falei de vc senhor DARKNERD, foi vc quem fez o post, vc quem se referiu com o ar de superioridade em relação ao SER que disse a frase citada.

aposto no grupo e nos seus conhecimentos encabeçando o grupo, porém como pessoa vc devia respeitar mais a opnião dos outros e os "softwares proprietários".

Vinicius Prado disse...

Olá WINDOWS \o/,

Aqui todos vão respeitar a sua opnião, não inibimos (como voce pode ver) a postagens de comentários anônimos, mas gostaria que voce se identificassem a exemplo de outras pessoas (Jânio e Marcos).
Se alguem se sentir ofendido, serei obrigado a excluir suas mensagens.

grato.

Michel Almeida disse...

"Não me interesso em discutir se o Software é Livre ou não, o que me interessa é que o software se adapte as minhas necessidades(...)"

Realmente isso é uma lastima já que é da discussão que chegamos ao esclarecimento. Discutir é muito bom. E concordo totalmente com quem acha que o melhor é o software que atende as necessidades.

Não interessa se você usa software proprietário ou software livre o que importa é a sua produção.

Se você abraça uma idéia boa é claro que deseja leva-la ao maior número de pessoas possível mas isso não significa que você tem que impor.

Apresente as vantagens e as desvantagens (sim as desvantagens tbm...) e deixem que todos usem o importantíssimo livre arbítrio.
Não diga que você salvou, não diga que tal pessoa é burra, o programador java não é pior que um programador python, ou mesmo o contrário, quem come maçã não é mais esperto que alguem que come tangerina.

Parabéns ao GUSoLUFT por promover o software livre levando esse conhecimento aos estudantes. Parabéns ao CA pelas conquistas em prol dos acadêmicos da UFT.

E parabéns a todos que participam e apoiam discussões saudáveis.

Torço por vocês.

Abraços,

Mariana disse...

Tenho pouco tempo no GuSoLUFT(e me arrependo de não tem entrado no inicio, e só tenho a agradecer os meninos pela oportunidade e a parabenizar pela iniciativa.
Agradecer principalmente ao Thiago Eustáquio, que foi quem me apresentou a esse novo
paradigma.

Foi a partir do grupo, que me despertou a curiosidade em saber o que é o software
livre, as vantagens e as desvantangens de uso em relação ao software proprietário.
Vejo a necessidade que um estudante de Ciência da Computação tem em ampliar seus conhecimentos,
e não em limitar como eu tenho visto muito acontecer no nosso curso. Nós só temos a ganhar com isso!
E agora posso dizer ao "ser" citado no post: O interessante é a LIBERDADE que VC tem em ADAPTAR o software de acordo com suas necessidades.

O Software livre além de ser socialmente correto e libertário quanto a escolha, é também um FOMENTADOR DE CONHECIMENTO.

Não se prenda ao que é imposto.
Lembre-se que vc tem opções de escolha. Uma delas é apresentada pelo Grupo de Linux.
Quanto ao grupo de Python, também é uma ótima oportunidade de se aprender uma
nova linguagem.
Pq não conhecê-las?

Abraço a todos!

Jefferson Costa disse...

Dizem que a propaganda é a alma do negócio, então vamos lá:

40 Graus é um grupo original do Tocantins, integrado atualmente por Danilo Ribeiro, Jefferson e Paulo, que traz um proposta de rap intelectualmente inspiradora. Música repleta de lirismo, que ressoa na sua mente por horas depois que termina.

Conheça um pouco do nosso trabalho
www.palcomp3.com.br/40grausto

E vai uma mensagem muito bonita: não brigem. Amem-se

Abraços

Moisés Laurence disse...

boa ser chorão...
aproveita que esse blog ta balado e vende teu peixe...kkk

e cuidado pra que esse teu "Amem-se", não seja interpretado como algo "pejorativo"...
senão aparecerá mais confusão por aqui.

vlws

Anônimo disse...

" por outro lado também me sinto feliz em saber que esse ser não faz parte do GUSoLUFT, amigos estamos um passo a frente."

Desculpa... mas pq q a pessoa q gosta e usa do software proprietario... mesmo trabalhando com SL está um passo atras?

Daiane Santana disse...

Concordo Moisés hehehehe
:D

e ... Sucesso Chorão hehehe :P


Notícias Linux

Dicas-L: Dicas técnicas de Linux e Software Livre

BR-Linux.org

Slashdot

Under-Linux.Org