segunda-feira, 27 de outubro de 2008

Universidade - Parceira ou Vilã ?



Antes de começar este post, que muito vem sido ensaiado por mim, gostaria de me apresentar e justificar a tão demorada aparição. Quando me convidaram para postar algo interessante, que eu achasse "maneiro" e tal, me dipus sem muitas insistências.Começei a ler mais sobre varios assuntos que pudessem me ajudar na construção desse post.Como todo mundo que expõe suas idéias eu também gostaria de deixar uma postagem interessante.Nessa busca, sinceramente não encontrei nada, mas internet sabem como é né? Na hora que você ta procurando nunca encontra.Nesse feriadão, um calor sem comentários, encontrei algo que poderia ser muito legal pra postar aqui. Pode até não ser tão importante como eu penso que seja, mas é pra isso que estamos aqui não é verdade?...espero que gostem.


Tá aqui! o link interessante que fiquei muito afim de postar pra vocês.Depois que li, infelizmente percebi que esse é um problema meu,não só meu, como nosso. Até que ponto a universidade é uma parceira para o mercado de trabalho?? Onde ela começa a ser vilã nesse nosso processo de formação?? É uma pergunta difícil pra quem tem um pouco de visão do que seja o tão "monstruoso" MERCADO DE TRABALHO.Mas pra quem acredita fielmente no que a universidade dita,essas são perguntas muito fáceis de serem respondidas. Porque é claro que o curso deveria ser parceiro. Porém concordando com o blog,a universidade não tem desempenhado as suas maiores funções, que são preparar o acadêmico para o mercado de trabalho,situar o aluno para as questões globais e primar pela formação de qualidade.Sem tirar a responsabilidade do aluno,que é o maior interessado em ter uma boa formação.
Sem grandes pretenções,eu só espero que este post sirva de alerta para a qualidade de nossa formação.

Um Forte Abraço!

10 comentários:

Anônimo disse...

Legal o post, Laís.
O assunto é bastante pertinente e vem corroborar com um livro o qual estou lendo intitulado "Aventura na Univerdade" de autoria de Cristovan Buarque. Cristovam é, paradoxalmente, um apaixonado pela univerdade e crítico ferrenho dela, o que torna a obra extremamente interessante. Cristovan critica o universidade pelo fato dela ter perdido a sua real finalidade para sociedade. Fala do "mercado de título" que essa instituição se tornou. O que é verdade, pois vemos muitos professores se "esconderem" por trás de seus títulos de mestres, doutores e etc.
Eu acrecendo dizendo que acredito que a universidade não traz o retorno à sociedade que deveria. Perde-se muito tempo estudando em vez de se produzir algo que melhores a vida das pessoas.
Bem, é isso. Tchau!

Lais Gomes disse...

Pois é Fabiano nem sabia desse livro do Cristovam vou procurar saber melhor,esse é um assunto que já me trouxe muitos questinamentos,pq é muito complicado ver como a universidade nos deixa confusos,em alguns momentos ela chega a negar seus ideias...e o pior de isso tudo é q os mais exposto a isso somos nós.

Anônimo disse...

Olá Laís. Muitíssimo obrigado pelo seu post. Fico muito feliz de saber que tem gente que gostou do que escrevi :D

Essa história de mercado de trabalho hoje acaba realmente atrapalhando a formação dos alunos justamente porque a maioria deles escolhe um curso pensando no salário e não no conhecimento. Isso acaba levando muitos a deixarem de lado o que realmente gostam e o que é novo, diferente, interessante e até mesmo importante para se focarem apenas no que o "mercado" quer..

Abraços

do Terrinha

Vinicius Prado disse...

Gostei muito do assunto, apesar das várias conversas que a gente tem nos corredores da UFT sobre o tema, não tinha posto dessa forma, e no nosso curso esse fantasma é muito presente, todos nós presenciamos casos desses nas disciplinas que cursamos, mas sem alternativas nós ficamos sem voz.

Vinicius Prado disse...

aliás gostei muito do quadro da Tarsila, perfeito.

Lais Gomes disse...

Pois é Vinicius ...Tarsila sim achei que cairia bem ...

Como vc disse ... Sem alternativas ficamos sem voz msm...mais o que acho importante é termos essa consciência da realidade ... e não ficarmos fingindo que ta tudo bem,ou tudo otimo ...

Beijão!

Lais Gomes disse...

Terra, essa questão de escolha do curso pelo retorno financeiro,diploma .. são problemas graves,e que acontece muitoo... infelizmente... isso fecha a mente das pessoas à novas ideias... =/


Abraço!

DarkNerd disse...

Parabéns, Lais por ter descoberto e Terramel por ter escrito!

Daiane Santana disse...

Vim apenas comentar sobre este site ... http://www.dominiopublico.gov.br

Nele está contido uma biblioteca digital desenvolvida em software livre!!

:)

PS: Lembrei de vocês hehehehe

:D bye

Daiane Santana disse...

Dica....

http://www.pt-br.html.net/


:)

Legal

só preciso ter é TEMPO hehehehe


Notícias Linux

Dicas-L: Dicas técnicas de Linux e Software Livre

BR-Linux.org

Slashdot

Under-Linux.Org