sexta-feira, 11 de abril de 2008

GNU/LINUX

Olá users,
quero primeiramente pedir encarecidamente a todos que acompanham, ou tentam acompanhar este blog, calma, muita calma. Ultimamente nós da coordenação do GUSOLUFT não estamos tendo tempo para desprendermos na confecção e atualização deste, mas com o tempo faremos isso mais constantemente.

by the way, algumas vezes ouvimos as pessoas se referirem ao Linux erroneamente, nós não podemos nos dar esse luxo, por isso espero aqui esclarecer algumas dúvidas.
As distros linux são denominadas das mais diversas formas, tal liberdade gerou discussões sobre como denominar um sistema que utiliza ferramentas GNU e o kernel desenvolvido por linus.
GNU como pode ser visto no filme "Revolutions OS" na explicação do próprio Stallman é um acrônimo recursivo que significa: "GNU is Not Unix", esta alcunha é dada a um conjunto de programas desenvolvido sob a tutela da FreeFoundation (FSF) ao longo de vários anos, e que culminaria na confecção de um sistema amplo e totalmente livre baseado em ferramentas UNIX existentes. Com as ferramentas quase que na sua totalidade já portadas, faltava ainda o núcleo do sistema, Stallman e outros programadores trabalhavam em um modelo de kernel que estava ainda embrionário demais para ser utilizado pela comunidade, aí Linus entra nesta história.
Torvoalds usava algumas ferramentas GNU, em especial o compilador gcc, por isso conseguiu implementar antes da FSF seu kernel clone do minix (linux). Aí começa toda esse "casamento" conturbado.
Linux tornou-se logo o kernel padrão em muitas implementações que utilizavam ferramentas GNU. O licenciamento do kernel usando GPL (General Public License), facilitou sua difusão que tornou o nome Linux mais "popular" que o nome GNU.
Para evitar conflitos de idéias a FSF (leia-se Richard Stallman) propôs que as distribuições se chamassem GNU/Linux ou GNU+Linux, pois o conjunto de ferramentas que faziam a interação com o kernel eram GNU, mas logo Linus rebateu: "Bem, eu acho que é justificado, mas apenas se você de fato fizer uma distribuição GNU do Linux ... da mesma maneira que 'Red Hat Linux' está correto, ou 'SUSE Linux', ou 'Debian Linux', porque se você constrói sua própria distribuição, você pode batizá-la. Mas penso que chamar o Linux em geral de GNU Linux é apenas ridículo"
Debates ocorreram aos montes nas listas de discurssão na internet e até hoje não se tem uma decisão. Algumas distribuições dependendo de sua filosofia adotaram a sugestão.
O sistema em si pode ser chamado apenas de Linux, isso fica a cargo do marketing e/ou filosofia da distribuição, o mais importante é não perder de vista que o que torna o kernel operável e portável são as ferramentas GNU.

para saber mais:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Projecto_GNU

http://br-linux.org/linux/a_controversia_linux_x_gnulinux

Fortes Amplexos.

Um comentário:

Daiane Santana disse...

Nossa... é muito mais do que eu imaginava... e a "solução" esta na "ferramenta GNU", para descomplicar estas denominações... acho q é mais ou menos isto hehehe Mas tudo bem .. consegui absorver algo....

Grata pela Parceria.
Postar as 5 da manhã é algo genial também \o/ rs

Parabéns aí garotos .. e sucesso :P


Notícias Linux

Dicas-L: Dicas técnicas de Linux e Software Livre

BR-Linux.org

Slashdot

Under-Linux.Org